Psicoterapia Positiva (PPT)
Há mais de um século, a psicoterapia tem sido um espaço em que as pessoas discutem os seus problemas e seus diagnósticos com o auxílio de profissionais. Nas últimas décadas, os pesquisadores tem se perguntado se esta abordagem – focada em problemas – seria o suficiente para fazer as pessoas sentirem-se mais felizes.
Por isso a chamada psicoterapia positiva (PPT) oferece uma nova abordagem baseada nos princípios da psicologia positiva (PP), que visa aliviar o estresse sintomático por meio da melhoria do bem-estar.
A PP estuda as condições e processos que capacitam indivíduos, comunidades e instituições para que estas floresçam. E a PPT torna-se um braço da PP, que integra sintomas com forças; riscos com recursos; fraquezas com valores; e arrependimentos com esperanças, no sentido de entender de forma balanceada as inerentes complexidades das vivências do ser humano.
Sem diminuir ou minimizar preocupações, de forma empática o profissional entende e atende a dor que é associada ao trauma da pessoa, e simultaneamente explora seu potencial de crescimento.
Para isso, conhecer nossas forças pessoais e fortalecer relações positivas; aprender as habilidades necessárias para cultivar emoções positivas e imbuir nossas vidas de sentido e de propósitos, pode ser algo tremendamente motivador, empoderador e terapêutico.
O objetivo final da psicoterapia positiva é ajudar as pessoas a aprenderem e aplicarem, de forma concreta, habilidades para melhor usarem seus pontos fortes, a fim de que se engajem em um estilo de vida satisfatório e significativo.
