Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Esta modalidade pressupõe que comportamentos considerados inadequados ou prejudiciais para o indivíduo ou para o seu ambiente, como perturbações do humor ou das emoções, são o resultado de pensamentos disfuncionais ou irracionais, chamados de pensamentos automáticos.
Por isso a TCC treina as pessoas para substituírem comportamentos indesejáveis por padrões comportamentais mais saudáveis, e tem por objetivo identificar pensamentos irracionais, suposições e crenças relacionadas a emoções negativas para auxiliar a pessoa a identificar como estas são disfuncionais, imprecisas e até inúteis.
O esforço terapêutico colaborativo e orientado para a ação visa rejeitar as cognições distorcidas e substituí-las por alternativas mais realistas e benéficas, que ajudem na realização de mudanças para a melhoria de vidas. Nesta abordagem, a pessoa é capacitada e tem um papel ativo no seu processo terapêutico, desencorajando qualquer dependência excessiva do terapeuta.
Há evidências empíricas de que a TCC é eficaz para o tratamento de uma variedade de situações, incluindo transtornos alimentares, de humor, ansiedade, personalidade, abuso de substâncias e transtornos psicóticos.
